A Porção da Semana

O legado do Ha´Sem ( do hebraico O Nome, expressão para se referir ao Eterno ) é a Torah (Palavra ou Lei em hebraico ), o Pentateuco, ou a revelação do Eterno através de Moshe (Moises).











 




  

200912 sucesso ou fracasso - Nitzavim – parados – Vayelekh – e passou

A Parasha da semana, leitura semanal da Torah, Pentateuco, que Ado_nai nosso Elo_him nos deu (Senhor nosso D’us)

 

12 Setembro 2020 <==> 23 Elul 5780

     info.: https://sites.google.com/site/parashadasemana/vocabulario

 

Nitzavim: Devarim, Deuteronômio 29.9-30.20.          parados

Vayelekh: Devarim, Deuteronômio 31.1-30.              e passou

Yeshayahu, Isaías 61.10-63.9.

 

Devarim 30

  • *11-13 *Porque este mandamento que, hoje, te ordeno não é demasiado difícil, nem está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?*

Ao analisar a Torah podemos ver que nada do que o ETERNO nos oferece demanda trabalhos difíceis. Seu amor por Seu povo é tão grande que fez tudo de forma simples e alcançável por qualquer pessoa, não para os mais simples nem para os mais educados, para Ele não há diferenças entre um e outro.

  • 14 *Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires*

Para provar isto Ele define como Lhe obedecer, tão simples quanto fazer alguma coisa com disposição, ou seja, como o coração.

  • 15 *Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal*

Como Ele é um cavalheiro na mais ampla expressão da palavra Ele nunca nos encurrala, mas deixa sempre a opção para fazermos a Sua vontade ou livres para insistir em nossos próprios caminhos. Tão somente mostra qual será Sua conduta para cada uma das decisões que venhamos a tomar.

  • 16 *se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o ETERNO, teu Elo_him, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o ETERNO, teu Elo_him, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la*

A primeira alternativa ofertada é para quem Lhe for obediente, e traz benefícios positivos.

  • 17-18 *Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres*

Já a segunda alternativa também mostra benefícios, mas agora são negativos.

 

Porque o ETERNO é um Elo_him de alianças aqui faz uma proposta aonde busca oferecer uma testemunha como garantia. Por Ele não ter ninguém acima dEle - não há nada antes dele muito menos acima dEle – busca alguma coisa que nos seja visível, assim usa Sua criação, para fazer esta nova aliança e garanti-la:

19-20 *Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o ETERNO, teu Elo_him, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o ETERNO, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacob*

E repetindo Sua atitude de cavalheirismo faz a promessa para aqueles que Lhe são obedientes; deixando os desobedientes, a quem chama de ‘’duros de cerviz’’, ou teimosos, por sua conta e risco, afinal Lhe desacataram por não entender que Ele sempre foi, é e será Elo_him, e é Ele quem define as regras.

Há na Torah muita informação para ver e entender que quem define regras é Ele e tão somente Ele.

Aqui você tem as regras do jogo, qual será tua alternativa? O próximo movimento é teu, Ele já fez o dEle.




 

shabbat shalom




<><  ><>      <><  ><>      <><   ><>      <><  ><>      <><   ><>      <><  ><>      <><  ><>     <>< 



 
Agradecimentos: Samy - [email protected]