N T Wright diz que “a missão cristã é implementarmos a vitória conquistada por Jesus na cruz”
O renomado teólogo e bispo anglicano N.T. Wright acredita que falta algo muito importante para os cristãos quando falamos sobre a Páscoa. “Esta mensagem sobre um Deus irado e uma vítima inocente tem muito mais em comum com o pensamento pagão antigo do que com o pensamento judaico ou cristão”.
Wright gostaria que os cristãos não deixassem de fora o restante da narrativa. “O problema é que a última grande cena na Bíblia não é sobre as almas salvas subindo ao céu como mostram as pinturas medievais, difundidas pelo catolicismo. Na verdade, é sobre a nova Jerusalém descendo do céu à terra, de modo que o céu e a terra se unem para formar uma coisa só”, sublinha.
O estudioso ressalta que “Quando você olha para as narrativas de crucificação nos quatro Evangelhos, vê que o foco não é só a morte, mas Jesus sendo entronizado como rei”. Ele lembra que Mateus, Marcos, Lucas e João “têm ângulos muito diferentes, mas todos convergem para o fato que, ao Jesus ser crucificado, algo acontece. O resultado é que o pecado e a morte são vencidos”.